Desenvolvendo seu “mindset” da riqueza

Você sabe o significado do termo “mindset”?

Caso não conheça vou abordar alguns de seus significados por aqui, se conhece espero acrescentar algo novo.

Podemos descrevê-lo como sendo a mentalidade que cada indivíduo possui em relação a vida, ou seja, pode ser entendido como as atitudes mentais que influencia em nossos pensamentos, comportamentos e atitudes.

 A concepção de que é possível alcançarmos sucesso por meio do nosso mindset foi desenvolvida pela renomada psicóloga e professora da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, Carol S. Dweck, a partir de um conceito que nosso mindset expõe nosso modo otimista ou pessimista de lidar com as mais variadas situações cotidianas.

Após vários estudos, a especialista concluiu que existem dois tipos de mentalidades: a progressiva e a fixa. Ambas influenciam positivamente ou negativamente em todos os aspectos de nossas vidas, principalmente a forma como lidamos com o dinheiro.

A mentalidade fixa faz com que os indivíduos acreditem que não possuem capacidades suficientes para iniciarem e concluírem determinados projetos, se sentem inseguros, impedindo que esses indivíduos desenvolvam suas capacidades, adquiram novos conhecimentos e busquem novos desafios.

Indivíduos com essa mentalidade tendem a ser pessoas negativas, que antes mesmo de analisarem uma determinada situação já a considera impossível de se realizar, tendem a tomar sempre a mesma atitude independente se situações distintas.

Essas características podem ser identificadas em todos os aspectos de nossas vidas, e em relação a questão financeira não seria diferente. Pessoas que não acreditam ser possível enriquecer, que se prendem a padrões aprendidos ainda quando criança, que possuem o habito de todos os meses repetirem os mesmos erros, gastarem mais do que ganham, possuem uma mentalidade fixa.

As pessoas com mentalidade progressiva ou de crescimento, como também conhecida, são o oposto das pessoas com mentalidade fixa. São aquelas que acreditam que seus talentos e habilidades podem ser trabalhados e desenvolvidos, desde que sejam dedicadas, esforçadas e mantenham o foco, independentemente da situação.

Essas pessoas tem a capacidade de, aonde a maioria enxerga obstáculos, enxergar oportunidades. Conseguem extrair os pontos positivos e consideram os pontos negativos como mero aprendizado.

Você já deve ter ouvido falar na capacidade que algumas pessoas possuem de dar a volta por cima. Vou ser mais claro.

Existem pessoas que são milionárias e de repente perdem todo o seu patrimônio e em um curtíssimo espaço de tempo voltam a estar no rol dos milionários. Sabem por que?

Porque elas acreditam, porque possuem uma mentalidade progressiva, não se deixam abater frente as dificuldades, transformam problemas em soluções e de forma merecida estão sempre com saldo em conta positivo e ascendente. Os exemplos dessas pessoas devem ser seguidos.

Agora é com você!

Faça uma análise sobre seu comportamento e identifique seu mindset, qual mentalidade você carrega, quais pessoas são referências em sua vida e se identificar que a mentalidade fixa tem sido sua companhia de luxo, trate de agir rápido e mude suas atitudes, seus pensamentos.

Observe sua rede de relacionamento, qual a mentalidade das 5 pessoas que você mantém contato frequentemente e lembre-se, você tende a se tornar a média das 5 pessoas que você mais convive.

Invista tempo em se desenvolver, busque ampliar seus conhecimentos, foque no realmente pode lhe ser útil, não perca tempo com migalhas.

E não se esqueça, a transformação começa por você, acredite em suas potencialidades, suas habilidades e aonde se sentir inseguro, busque se desenvolver…

Pense nisso: Nenhum esforço faz sentido se você não acredita em si mesmo.

Acesse nossas redes sociais e acompanhe novas publicações através do link abaixo: opequenoinvestidor.com