Como estabelecer metas e objetivos financeiros

Você saberia listar quais são suas metas e objetivos no curto, médio e longo prazo?

Primeiro vamos diferenciar os dois:

Objetivos: é o propósito de se realizar algo, aonde se quer chegar.

Metas: são tarefas especificas para se alcançar os objetivos.

Ou seja, são complementares, um depende do outro.

Primeiro passo é:

  • Estabelecer metas e objetivos realizáveis, não pense em algo mirabolante que depende de uma força externa que no fundo você sabe que não terá, isso evitará decepções e a sensação de fracasso.
  • Procure focar em seus objetivos e trabalhar constantemente no alcance de suas metas. Vá de pouco em pouco, mas tenha disciplina e quando pensar em desistir lembre-se sempre aonde você quer chegar e não se abale com as dificuldades.
  • Não cometa o erro da maioria das pessoas que recebem seu salário e já ir logo gastando tudo, estabeleça uma meta de investimentos e antes de realizar qualquer gasto, invista primeiro e depois você gasta o que sobrou.

Se você nunca elaborou/estabeleceu um planejamento financeiro pode parecer difícil, até mesmo algo impossível de se realizar, para te auxiliar, atualmente existem algumas ferramentas de gestão que nos ajudam a elaborar um planejamento mais próximo possível da realidade, como: Brainstorming, PDCA, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto, entre outras facilmente encontradas.

Penso que, senão planejarmos nossa vida, seremos conduzidos pelo planejamento dos outros, para mim não existe fim pior que esse.

Precisamos ser o ator principal de nossa história e não o coadjuvante.

É aonde a atenção esta que o pensamento flui e o resultado aparece. Dê atenção necessária aos seus sonhos. Se você é casado (a), tem filhos (a), chame toda a família e faça o planejamento juntos, identifique como cada um poderá contribuir para aumentar as chances de alcançarem os objetivos e estabeleça um período de tempo para revisarem e avaliarem os resultados.

Se toda a família não se empenhar, dificilmente os objetivos serão alcançados. Uma família com 4 pessoas, apenas 1 assumindo a responsabilidade de estabelecer os objetivos e se empenhar na busca pelos resultados, terá que se sacrificar imensamente para lograr êxito. Seria como começar um jogo perdendo de 3×1.

Portanto, não se engane, não se limite a estabelecer um objetivo e a depender apenas de uma pessoa aonde existem mais envolvidas, pois, dificilmente conseguirá alcançar os resultados esperados.

Compartilhe responsabilidade e envolva as pessoas na busca de seus objetivos.

Pense nisso: Sonho que se sonha só é apenas um sonho que se sonha só. Mas um sonho se sonha junto é realidade.

Siga nos em nossas redes sociais:

100 livros mais vendidos nos últimos meses