Mude a direção!

O que você tem feito para mudar sua vida financeira? Tem planejado, tem controlado seus gastos/despesas? Tem seguido as tendências do mercado?

Somos motivados ao consumo desenfreado, vivemos em uma sociedade aonde tudo o que não nos agrada deve ser substituído. As empresas se utilizam desse “costume” para lucrar altas cifras.

Quem nunca saiu de casa pensando em comprar um par de meias e voltou com dois pares, uma calça e algumas camisas? Sendo que de fato, precisava apenas de um par de meias. Consumimos por falta de controle e somos induzidos a aproveitar as “facilidades” que o mercado nos oferece.

Consolidadas marcas do varejo utilizam do parcelamento para fisgar seus clientes, oferecem cartão fidelidade, sem anuidade, sem taxas de manutenção, sem comprovação de renda, sem a burocracia que os bancos exigem e o que acontece na maioria das vezes é que os clientes acabam ficando SEM dinheiro, SEM crédito…. Enfim, se enrolam financeiramente.

Em março de 2019 o número de inadimplentes alcançou o recorde de 63 milhões de brasileiros e com a expectativa de que nos próximos meses esse número ultrapasse os 70 milhões. Sabe por que esse número só aumenta?

Porque a facilidade ao crédito tende a aumentar e com a expectativa de que nossa economia comece a melhorar, o consumo aumenta em proporções maiores. A maioria de nós brasileiros, gastamos o que ainda não possuímos.

Em vez de aproveitar a melhora da economia para gerar renda extra, poupar mais, aumentar nossas economias e investir, passamos a consumir mais, aumentamos nossas dívidas.

Precisamos seguir nosso planejamento visando obter melhores resultados financeiros, não podemos viver como se não houvesse o amanhã. O planejamento financeiro só será eficiente se colocarmos em prática e seguirmos em direção ao nosso objetivo.

Portanto, elabore um planejamento financeiro que condiz com sua realidade, dê valor as pequenas despesas e principalmente, seja disciplinado, não se deixe levar pelas facilidades oferecidas pelo mercado.

Pense nisso: Quando não se sabe para onde vai qualquer caminho serve!