Os primeiros passos para começar a investir em ações

Você já pensou em investir na Bolsa de Valores? Já pensou em comprar ações daquela empresa que você tanta admira e não sabe por onde começar? Nesse artigo vou te ajudar a iniciar nesse mercado cada vez mais promissor.

O mercado de ações pode parecer sombrio e até mesmo distante de sua realidade, mas saiba que para iniciar seus investimentos não é necessária uma fortuna, ou mesmo, aportes mensais elevados. Abaixo vou te apresentar o passo a passo:  

1 – Escolha uma corretora.

O primeiro passo é escolher uma corretora, que tem como atividade principal, na maioria dos casos, a intermediação de operações nos mercados regulamentados de valores mobiliários, como mercados de bolsa. Basicamente consiste na execução de ordens de compra e venda de valores mobiliários para seus clientes. Antes de escolher sua corretora, avalie os itens abaixo:

  • Compare as taxas que as corretoras cobram.
  • Não escolha sua corretora apenas pelo preço, pesquise entre amigos, familiares, verifique se a corretora possui bom atendimento e principalmente se vai funcionar quando você precisar.
  • Verifique a estabilidade do home broker, pois, será através dele que realizará a maior parte de suas operações.
  • Sempre que possível opte por uma corretora que seja independente.

Caso queira informações sobre qual corretora utilizo, basta nos enviar uma mensagem através de nossos canais.

Escolhido sua corretora, faça seu cadastro e após aprovação estará apto para iniciar seus investimentos.

O segundo passo talvez seja o que gera mais dúvidas entre os iniciantes nesse mercado, mas pretendemos aqui te ajudar a dar os primeiros passos, vamos lá.

2 – Escolhendo as melhores ações.

Pode parecer impossível essa missão, mas saiba que é mais simples do que possa imaginar e a partir de algumas dicas, vamos facilitar seu entendimento.

  • Busque conhecer a empresa que pretende iniciar seus investimentos, saiba qual mercado ela atua, em que cenário a empresa está inserida.
  • Verifique os últimos resultados da empresa. Veja se empresa tem apresentado lucro, se tem crescido nos últimos anos, essas informações são disponibilizadas pelas empresas em seus meios de comunicação.
  • Verifique se empresa tem distribuído dividendos nos últimos anos.
  • Busque opiniões de especialistas renomados no mercado sobre as empresas que pretende investir, você encontrará essas informações sem custo adicional. Porém, não se atenha a opinião de apenas um especialista.

A partir dessas informações já é possível escolher boas empresas, que vão te permitir iniciar seus investimentos com maior segurança.

Caso queira saber mais informações sobre a “saúde financeira” das empresas, basta acessar o site Fundamentus, lá encontrara análise fundamentalista completa sobre a situação de todas as empresas listadas na B3.

Quando iniciar suas operações vai observar que as ações são negociadas em lotes múltiplos de 100 ações, a maioria das pessoas acreditam que precisam de muito dinheiro para operar na bolsa de valores, que não conseguem investir em uma determinada empresa porque dispõe de baixo capital. O que essas pessoas ainda não sabem é que possível comprar apenas 1 ação de uma empresa especifica e não necessariamente um lote de 100 ações, conforme lote padrão negociado na bolsa de valores.

Se você consegue poupar 100, 200,300 reais por mês, saiba que você pode investir em ações. Ao selecionar a empresa que deseja investir, basta no momento da compra adicionar a letra F no final do código da respectiva ação. A letra “F” significa fracionado, ou como mais conhecido, mercado fracionário.

Se você acredita na empresa e conhece seus fundamentos pode ir realizando pequenos aportes mensais, visando assim, montar uma carteira robusta no longo prazo.

Portanto, se você deseja iniciar seus investimentos no mercado de ações, use as informações acima e comece comprando 1 ação e vai aumentando seus investimentos gradativamente. Vale ressaltar que é um mercado de renda variável, hoje você pode estar ganhando ou perdendo, mas busque guiar seus passos no longo prazo.

Nos próximos artigos vamos trazer mais dicas de como investir com segurança e como diversificar seus investimentos.

Pense nisso: “Estude, enquanto eles dormem. Trabalhe, enquanto eles se divertem. Lute, enquanto eles descansam. Depois viva o que eles sempre sonharam”. (Provérbio Japonês)

Observação: As informações apresentadas aqui não tem por objetivo indicar o investimento como bom ou mau e não é uma recomendação de compra. Objetivo é apenas fornecer conteúdo de caráter educacional.

Siga nos em nossas redes sociais: