Quanto é preciso poupar mensalmente para atingir sua independência financeira?

Esta é sem dúvidas uma das perguntas que despertam mais curiosidades entre os investidores iniciantes.

A resposta a essa pergunta é muito simples: DEPENDE

A palavra DEPENDE nos leva a finalizar um questionamento e nos induz a uma interrogação. Essa interrogação pode nos conduzir a resposta que jamais imaginássemos que tivéssemos.

Durante uma aula sobre Analise de Investimentos, um renomado professor disse que a palavra DEPENDE, poderia responder a todos os questionamentos de nós alunos.

Sabe por quê?

Porque no mercado financeiro sempre haverá uma incógnita a ser respondida. Se você me perguntar quanto poderia receber de juros se investisse hoje 1000,00 reais, seguramente responderia DEPENDE, porque existem várias opções de investimentos e cada uma com rendimentos e riscos específicos.

Vamos direto ao ponto

A pergunta: Quanto preciso poupar mensalmente para alcançar minha independência financeira?

Trocando em miúdos…

Depende da sua noção de independência financeira. A sua independência financeira está diretamente ligada a seu estilo de vida hoje e ao estilo de vida que deseja para o futuro, bem como a referência que você tem hoje sobre dinheiro.

Existe enorme diferença entre quem possui uma renda de 1000 reais por mês e outra pessoa com renda de 5000 reais. Essa diferença vai influenciar em dois fatores preponderantes.

Primeiro: quem possui maior renda, assim deveria acontecer, vai poupar e investir um valor maior mensalmente, como consequência poderá alcançar mais rápido sua independência financeira, mesmo porque, tende a ser remunerado com juros maiores.

Segundo: o padrão de vida de quem possui maior renda tende a ser maior, isso ocasiona a necessidade de se obter cifras maiores para alcançar a independência financeira. Por exemplo: com a média das taxas de juros do tesouro direto (6,5 a.a.) para a pessoa obter um rendimento de 5000 reais mensais de juros, já descontado o IR, seria necessário um capital de 1.100.000,00 milhão reais. Em contrapartida, para um rendimento de 1000 reais mensalmente de juros, seriam necessários 240.000 mil reais.

O investimento mencionado possui rendimentos maiores que a poupança e possuem risco similares.

Analisando de forma racional, sem adentrar nas particularidades de cada indivíduo, se avaliarmos apenas os rendimentos, podemos pensar que quem possui uma renda de 5000 reais teria mais chances de alcançar sua independência financeira, porém, DEPENDE.

Considero que as 2 pessoas possuem a mesma chance de alcançarem sua independência financeira: Sabe porquê? Porque o que define quando ira alcançar sua independência financeira, não é o quanto você ganha, mas sim o quanto você gasta.

Sem um controle efetivo de seus gastos, sem um controle de suas despesas, estará sempre chegando ao final do mês no zero a zero, independente de quanto seja sua receita.

Pode parecer impossível, mas tudo é questão de tempo. Temos a sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido e quando menos se espera, terá alcançado os resultados desejados.

Portanto, se você deseja alcançar sua independência financeira, trace suas metas, seus objetivos, estipule um valor que conseguira poupar mensalmente e siga firme no propósito.

Lembre-se: Você atingirá sua independência financeira quando seus rendimentos se igualarem as suas receitas.

Pense nisso: A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Siga nos em nossas redes sociais:

https://twitter.com/intent/follow?original_referer=https%3A%2F%2Fopequenoinvestidor.com%2Fcomo-estabelecer-metas-e-objetivos-financeiros%2F&ref_src=twsrc%5Etfw&region=follow_link&screen_name=OPequenoInvest1&tw_p=followbutton