Taxa Selic 5,5% ao ano?

Na última quarta-feira, dia 18/09, o Copom reduziu pela segunda vez seguida à taxa Selic, alcançando seu menor patamar da historia, míseros 5,5% a. a.

Você sabe como isso pode impactar seus investimentos?

A Selic é a taxa básica de juros da economia. O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Atualmente é o principal instrumento de política monetária utilizado para controle da inflação.

Quando a taxa Selic sobe, os juros cobrados por empréstimos, financiamentos tendem a aumentar proporcionalmente, ocasionando queda no consumo, levando a queda/controle da inflação. Quando a taxa Selic diminui, observamos o efeito contrário. Os juros cobrados diminuem, aumentando o consumo e gerando menor controle da inflação.

Se a maior parte dos seus investimentos está em renda fixa (CDI, Pós-fixado), você será diretamente afetado, pois, essas modalidades de investimentos estão atreladas a variação da taxa Selic.

O que dizer da poupança?

A partir da nova regra criada em 2012 e que entrou em vigor em setembro de 2017, os rendimentos da poupança tem sido decrescentes.

Pela nova regra, quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 6,17% ao ano (0,5 % ao mês) mais a Taxa Referencial. Quando a Selic estiver igual ou menor que 8,5%, a poupança passa a render 70% da Selic mais a Taxa Referencial, essa que já esta zerada a algum tempo.

Considerando as principais aplicações financeiras, a partir da alteração da taxa Selic para 5,5% ao ano, temos o seguinte cenário:

Bom, espero que você já tenha se convencido na importância de diversificar seus investimentos, senão, espero que esse artigo te faça refletir. Diversos especialistas apostam num patamar ainda mais baixo para a taxa Selic, já se fala em algo abaixo dos 5% nos próximos 12 meses.

Portanto, não espere mais uma redução para diversificar sua carteira de investimentos, mexa-se, busque novos desafios.

Pense nisso: “Não deixe com que o medo de perder seja superior ao prazer de vencer.” Robert Kiyosaki